Actualmente - e ainda bem - até o regar da horta está simplificado. Longe vai o tempo em que a água, correndo por seu pé, tinha que ser desviada pelos braços humanos, afim de chegar às diversas plantas, como ainda hoje de algum modo acontece com a água da levada. Nalguns locais eram o gado asinino que, descrevendo centenas de voltas, tirava a água dos poços, através das "noras" mouriscas e havia ainda as "cegonhas" ou "picotas" que muito auxiliavam o homem no tirar da água dos poços. Mas os furos artesianos, as bombas de tirar água e a própria água da rede vieram proporcionar o uso da mangueira e, assim, tornou-se imensamente mais fácil proceder à rega da horta, do jardim, etc. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
Actualmente - e ainda bem - até o regar da horta está simplificado.
Longe vai o tempo em que a água, correndo por seu pé, tinha que ser desviada pelos braços humanos, afim de chegar às diversas plantas, como ainda hoje de algum modo acontece com a água da levada.
Nalguns locais eram o gado asinino que, descrevendo centenas de voltas, tirava a água dos poços, através das "noras" mouriscas e havia ainda as "cegonhas" ou "picotas" que muito auxiliavam o homem no tirar da água dos poços.
Mas os furos artesianos, as bombas de tirar água e a própria água da rede vieram proporcionar o uso da mangueira e, assim, tornou-se imensamente mais fácil proceder à rega da horta, do jardim, etc.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário