Já vai longe na estrada do tempo a época em que se usavam as candeias de azeite para a iluminação doméstica; em simultâneo, muitas localidades também usavam candeeiros de azeite na iluminação pública. Então, de manhã ia um funcionário apagar os candeeiros, verificar o estado da "torcida" e atestá-los com azeite; ao anoitecer o mesmo operário ia acendê-los e assim por diante. Entretanto, com a comercialização do petróleo, os candeeiros e candeias de azeite foram postas de lado e, actualmente, são muito cobiçadas como objecto de decoração, nomeadamente nos meios rurais do interior, onde cativam o olhar de quantos as podem contemplar. Havia candeias de azeite de vários formatos e feitas de diversos materiais, desde a folha de Flandres até ao cobre, passado pelo estanho ou pelo bronze. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
Já vai longe na estrada do tempo a época em que se usavam as candeias de azeite para a iluminação doméstica; em simultâneo, muitas localidades também usavam candeeiros de azeite na iluminação pública.
Então, de manhã ia um funcionário apagar os candeeiros, verificar o estado da "torcida" e atestá-los com azeite; ao anoitecer o mesmo operário ia acendê-los e assim por diante.
Entretanto, com a comercialização do petróleo, os candeeiros e candeias de azeite foram postas de lado e, actualmente, são muito cobiçadas como objecto de decoração, nomeadamente nos meios rurais do interior, onde cativam o olhar de quantos as podem contemplar.
Havia candeias de azeite de vários formatos e feitas de diversos materiais, desde a folha de Flandres até ao cobre, passado pelo estanho ou pelo bronze.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário