sexta-feira, 24 de março de 2006

Chuva



A chuva que se tem caído aqui pela Vila proporciona espectáculos como este que é o de ver o Rio Traves com água para alem dos limites a que estamos habituados; nesta altura não seria bom tentar um banho!!!! Queríamos ir lá abaixo para mais umas fotos mas a chuva voltou e tal não foi possível.



 

quarta-feira, 22 de março de 2006

Dia Mundial da Árvore

Os alunos das escolas de Ruivães, Sta. Leocádia, Espindo, Frades, e do Jardim-de-infância de Ruivães, celebraram a preceito o dia da árvore com a plantação de diversos abetos no parque da Serradela. Embora as condições climatéricas não correspondessem às expectativas do 1º dia de Primavera, nem por isso, não obstante o frio, os ânimos esmoreceram nem as mãos recuaram.


Com efeito, “se queremos assegurar o futuro, temos necessariamente que cuidar do presente”, afirmou o Vice-presidente do município de Vieira do Minho, Eng.º António Cardoso, lembrando que, por mais agredida que seja, “a Natureza, mais tarde ou mais cedo, com maior ou menor dificuldade, acaba sempre por reparar as suas feridas, nós é que simplesmente não dispomos desse seu inesgotável tempo de espera".


Mas esta iniciativa não visou apenas despertar a sensibilidade dos mais novos para os problemas ambientais e respeito da natureza. “Pretendeu também educar as novas gerações para a importância da protecção e valorização do nosso património ambiental que, cada vez mais, se apresenta como riqueza e recurso inestimável da nossa terra”, acrescentou o autarca.


 


Noticia retirada do Web site da Câmara Municipal de Vieira do Minho.


 

sábado, 18 de março de 2006


Mais uma caminhada, hoje pelos Trilhos de Espindo (foto 1), sitio por onde já passamos de bicicleta e esperamos tornar a passar tal é a beleza do percurso. Hoje decidi fazer parte desse percurso a pé para descobrir outro por onde devemos passar brevemente.


É uma zona espectacular com muitos moinhos ao longo do ribeiro (fotos 2 e 6), pena é que quase todos destruídos e abandonados.


Depois veio a chuva e tive que fazer uma paragem num abrigo de pastor improvisado (foto 4); mas ela ameaçava apertar e achei por bem apertar o passo até ao Jipe.


Depois o regresso à Vila pelo antigo estradão florestal (foto 5), com paragem já perto do fim para registar uma perspectiva diferente da Ponte Pequena (dos Cantoneiros) (foto 3).



 


Um relato em discurso directo sobre uma caminhada na nossa freguesia; esperamos as Vossas contribuições.


 



(foto 1)


 


(foto 2)


(foto 3)


(foto 4)


(foto 5)


(foto 6)

domingo, 12 de março de 2006

Temos feito varias referencias à Ponte da Misarela – curiosamente com fotos antigas já que não a visitamos há muito – dizendo sempre que para muitos ela é desconhecida como tendo uma das margens na nossa freguesia, nomeadamente no lugar de Frades.


Ao entrar no sítio oficial do turismo de Barroso – Turibarroso, deparamos com uma foto muito original por sinal, que vem confirmar aquilo que temos dito. Ainda bem que promovem aquela que é a passagem do Minho para Trás os Montes e um local de uma beleza impar, mas compete-nos a nós Ruivanenses relembrar que ela também é nossa.

sábado, 11 de março de 2006


Uma caminhada pela tarde, da Vila à Botica pela zona da Peneda, permitiu-nos tirar estas fotos, com uma perspectiva da Ponte e do Rio (na Peneda) diferente da que estamos habituados. Como é bom de ver, imagens sempre belas!!!

domingo, 5 de março de 2006

Novo endereço

 


 



 


 


Este será o novo endereço do sítio não oficial da Vila de Ruivães. Nele esperaremos continuar a mostrar parte do que se vai passando na nossa Vila, esperando para tal o contributo de todos os Ruivanenses. Como diz o título, esta página é de e para todos os Ruivanenses espalhados por esse mundo fora.


Para começo desta nova fase mostramos aqui uma foto da Ponte da Misarela que costuma servir os guias turísticos da zona e que para muitos continua a ser desconhecida como situada na nossa freguesia.