Em Zebral, nesta tarde de Outuno que mais parecia de Inverno.
É uma perspectiva diferente esta que apresentamos nestas imagens da Igreja Paroquial da Vila de Ruivães.
1363, Julho, 27, Ponte de Lima. - Carta de foro de Uillar de Uacas (hoje Ruivães).
PUBLICAÇÃO:
- Chancelaria de D. Pedro I, pp. 371-372, nº 826.
Dom Pedro [pela graça de Deus rei de Portugal e do Algarve]. A quantos esta carta uirem faço saber que eu dou a foro deste dia pera todo sempre aos moradores e pobradores do concelho de Uillar de Uacas e a todos aqueles que no dicto logo por moradores e pobradores uierem todollos dereitos e foros que eu ey e de direito deuo a auer no dicto logo de Uillar de Uacas e em seu termho pella guisa que os de mim tragia Pero Ueloso scudeiro meu uasalo o qual foro a elles aço sob tal preito e condiçom que o dicto concelho e moradores deI dem a mim em cada huum anno por dia de Sancta Maria d Agosto cento e dez lIibras e o dicto concelho e moradores del nam deuem uender nem dar nem doar nem escambar nem êalhear os dictos direitos como sua cousa própria mais estarem compridamente em sua força e em seu estado outrossy os nom deuem a uender a nehua pessoa poderosa nem dona nem caualeyro nem escudeiro nem a clérigo nem a outra nehûa pessoa religiosa e se o fizerem nom ualha nem tenha e se os uender quiserem a pessoa de sua condiçom elles o deuem antes fazer saber a mim ou aos meus sucessores se os queremos de tanto por tanto quanto outrem por elles der e se os nos quisermos deuemo lIos a auer quanto outrem por elles der e se os nom quisermos entom os deuem elles a uender a tal pessoa que nom seia de mayor condiçom que elles com o dicto foro como dicto he e seiam taaes pessoas que paguem a mim o dicto foro pella guisa susodicta.
E porque eu fuy certo per carta de Martim Dominguez meu almoxarife em Chaues e de Vasco Periz scripuam desse almoxarifado que meteram essa terra em pregom per tres noue dias e muito mais assy como he de custume e que nom acharom quem por esses meus direitos mais desse nem quem em elles mais pusesse que os moradores e pobradores desse concelho que puserom em elles as dictas cento e dez lIibras e que entendiam que era meu seruiço de lhes dar a dicta terra por o dicto foro.
Porem mando e outorgo que o dicto concelho e moradores e pobradores deI e aquelles que depos elles ao dicto logo por moradores e pobradores uierem aiam os dictos foros pella guisa que dicto he e Gonçallo Guauieiras dc Ruynhoos uizinho do dicto logo de UilIar de Uacas procurador suficiente do dicto concelho e moradores e pobradores deI per poder de hûa procuraçom auomdosa pera esto que perante mim mostrou fecta e asignada per maão d Afomso Anes tabeliam em esse logo obrigou todos seus beens moueens e de raiz auudos e por auer do dicto concelho de Uillar de Uacas e dos moradores e pobradores deI a manteer esse concelho e comprir as dictas condiçoms e a pagar a mim e aos meus sucessores em cada huum anno pollo dicto dia de Sancta Maria d Agosto o dicto foro como dicto he e em tetímunho desto mandey dar ao dicto concelho de Uillar de Uacas esta miinha carta e mando ao dicto meu scripuam de Chaues que a registre em seus liuro o qual lhe mando que tenha apartadamente pera esto.
Dante em Ponte de Lima XXVII. dias de Julho. EI Rrei o mandou per Pero Afomso seu uasallo Gomez Periz a fez era de Mil IIII.c e huum annos.
MANUSCRITO:
- A. N. T. T. - Chancelaria de D. Pedro I, Livro I de Doações, fls. 85 vº-86
Retirado daqui.
" Bonjour comment allez-vous? Eis as fotos da casa com a melhor bandeira do mundo. A bientôt... "
Estas fotos foram cedidas por Sabrina Costa, filha de ruivanenses a residir em França.
Obrigado.
No seguimento do que aqui tínhamos relatado na semana passada, era preciso dar saída ao porco arrematado em Salamonde por quatro ruivanenses .
A matança foi feita ontem à noite, no lugar de Frades (Devesa) numa casa com sobrado e lareira antiga, ideal para uma matança que se queria tão tradicional quanto possível . Comeu-se o sangue, o fígado e outras partes miúdas, acabando-se a noite a comer rojões, tudo isto confeccionado ao lume.
As fêveras, as entremeadas e os entrecostos ficaram para hoje, grelhados nas brasas preparadas para o efeito na casa da floresta da Lameira em Campos. A chuva não foi problema já que se tomou de assalto o barracão grande, onde foi feito o lume forte com lenha recolhida ali bem ao lado em plena serra.
Foi uma noite e um dia bem passados, entre amigos ruivanenses que, como sempre, sentiram a falta de todos aqueles que não puderam comparecer.
É tudo o que temos para relatar; mais pormenores podem sempre ser pedidos a qualquer um dos quinze ruivanenses que participou nestes dois dias do apelidado "fim de semana do porco".
O mote que fica é: "Tau, tau-tau-tau-tau-tau!!!"
Estivemos em Salamonde esta tarde para registar a vitória do Salvador de Zebral no jogo da "Caça ao porco" realizado lá esta tarde. Bem, não terá sido bem assim, mas o animal lá acabou por vir parar a Ruivães.
Estejam atentos, pois precisaremos da V. ajuda quanto ao resto.
Hoje mostramos fotos do dia de ontem. Por trás de Vale vislumbra-se uma paisagem encantadora com a Barragem de Frades em quase toda a sua extensão e o Saltadouro.
Vale a pena uma ida lá, mesmo sendo de dificil acesso. Quanto a nós, a ultima vez que lá tinhamos ido foi em Novembro de 2004 e pode ser vista aqui.
Fotografias das férias do ruivanense Carlos Costa, tiradas em S. Pedro de Moel e em Fátima. Apenas uma parte das férias, pois vimo-lo por aqui entre os meses de Julho e Agosto.
O nosso muito obrigado ao Carlos, por partilhar estas fotografias e pelos comentários e sugestões que deixa nas visitas a este sítio.
O desafio foi lançado aqui, mandem as vossas fotografias também.
Vista geral sobre Espindo . Lá ao fundo, o lugar de Vale e a Barragem bem como parte da Vila do lado direito.
A Festa da Botica, em honra da Nossa Senhora dos Remédios foi há dois dias, mas ainda chegamos a tempo de tirar uma fotografia antes de arrancarem as estacas.
Vamos à procura de quem tenha fotografado estas Festas (que encerram a temporada) no seu auge, sexta feira passada e, se tal contecer e nos for disponibilizado, colocaremos aqui essas fotografias.