No seguimento do que aqui tínhamos relatado na semana passada, era preciso dar saída ao porco arrematado em Salamonde por quatro ruivanenses .
A matança foi feita ontem à noite, no lugar de Frades (Devesa) numa casa com sobrado e lareira antiga, ideal para uma matança que se queria tão tradicional quanto possível . Comeu-se o sangue, o fígado e outras partes miúdas, acabando-se a noite a comer rojões, tudo isto confeccionado ao lume.
As fêveras, as entremeadas e os entrecostos ficaram para hoje, grelhados nas brasas preparadas para o efeito na casa da floresta da Lameira em Campos. A chuva não foi problema já que se tomou de assalto o barracão grande, onde foi feito o lume forte com lenha recolhida ali bem ao lado em plena serra.
Foi uma noite e um dia bem passados, entre amigos ruivanenses que, como sempre, sentiram a falta de todos aqueles que não puderam comparecer.
É tudo o que temos para relatar; mais pormenores podem sempre ser pedidos a qualquer um dos quinze ruivanenses que participou nestes dois dias do apelidado "fim de semana do porco".
O mote que fica é: "Tau, tau-tau-tau-tau-tau!!!"
3 comentários:
Ė bom ver que ainda existem tradições e melhor ainda ver as belas lareiras antigas onde se faz tão bons petiscos e boas noitadas são passadas ao calor do Eucalipto ou Pinheiro.
Continuem assim, é muito bom para nós que estamos longe relembrar os bons momentos que também ai passamos.
Parabéns! O porco sempre levou "tau, tau..." Acho que é deste tipo de iniciativas que a freguesia precisa para dar um pouco de união às poucas pessoas, principalmente os mais jovens, que ainda permanecem cá.
Fica desde já o aviso, para a próxima quero convite para o evento. Garanto um bom apoio no prato....
Força, o blog está muito bom, constitui um elemento de permanente partilha e actualização das actividades desenvolvidas na nossa terra e ao mesmo tempo dá a conhecer a freguesia e alguns dos seus encantos.
podemos sempre contar algumas das peripécias por que passamos neste fim-de-semana, mas nunca sairá tão bem como no momento; para a próxima apareçam!
Enviar um comentário