Uma casa da Vila que se encontra degradada.
Decorreu no passado Domingo, dia 28 de Janeiro, no salão da Casa de Dentro "Capitão-mor", uma sessão de esclarecimento sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, com vista ao referendo de 11 de Fevereiro próximo. A iniciativa foi promovida pelo movimento cívico de cidadãos, Minho com Vida.
A sessão, com a participação de cerca de três dezenas de pessoas, contou com os esclarecimentos médicos do Dr. Artur Barros – Médico especialista em medicina interna, no Hospital de Ponte de Lima – e com uma apresentação teórica sobre o que está a ser referendado, por parte de uma professora do departamento de Educação da Universidade do Minho, Dra. Carla Fontes.
Depois dos esclarecimentos e da interpretação da frase que será colocada à votação em referendo, a plateia foi esclarecida acerca das consequências desta votação, quer a nível médico, quer a nível do sistema de saúde público.
Um dos momentos altos ocorreu quando os oradores fizeram passar pela assistência um pequeno boneco em barro com as dimensões, morfologia e peso aproximados de um feto de 10 semanas.
Mais tarde, o Dr. Artur Barros, utilizando termos médicos de fácil compreensão, explicou o porquê da sua opção pelo NÃO e, mais uma vez, antecipou as consequências para a mulher, para a saúde em Portugal e para a sociedade, na eventualidade de vitória do SIM.
No final da sessão de esclarecimento, os ouvintes tiveram oportunidade de colocar as suas questões e esclarecer algumas dúvidas que persistiam.
De lamentar a pouca adesão de público a esta iniciativa. De facto, frequentemente se ouvem os Ruivanenses a dizer que se consideram abandonados, sem iniciativas na sua terra; quando as mesmas ocorrem, poucos são os participantes.
Tratava-se de uma iniciativa que visava esclarecer dúvidas. Nada era imposto, nem sequer o sentido de voto. Não se compreende, pois, a pouca adesão do público. Estarão as pessoas esclarecidas o suficiente ou apenas preferiram ficar pelo café ou pela rua em amena cavaqueira?
“Age de forma que a máxima de tua conduta possa ser sempre um princípio de lei natural, universal e imutável" – Kant
Ana Duarte
Está actualizado o sítio do Ruivães Ciclo Club, com fotografias actualizadas do passeio de hoje, para ver aqui.
Acabou há minutos no "Bar Fiscal" o Torneio de Truco realizado pela Comissão das Festas de Ruivães. Desta feita os dois primeiros lugares foram para equipas da Borralha e de Cabril - rezam as más línguas, para que voltem - e o terceiro para Frades. Apesar da polémica em que esteve envolvida a organização deste torneio, correu tudo dentro da normalidade esperada.
Aguardamos mais actividades das várias comissões de festas da freguesia pois esperamos que este sítio seja cada vez mais um espaço para as divulgar.
"
Nada fazia prever que este fim-de-semana vinha a Ruivães, muito menos que ia fazer mais uma das minhas habituais incursões à Cabreira, nomeadamente ao alto do Talefe ; teve que ser! Mesmo sem máquina fui fotografando com o telemóvel alguma neve e gelo que por lá ainda se encontram; fora das fotografias ficaram o frio, o vento e o muito sol desta tarde de Inverno, nada melhor para quem só queria arejar ideias.
"
Este mesmo sítio há um mês. Agora podem comentar!!!
Vai realizar-se no próximo domingo, dia 28 de Janeiro de 2007, pelas 15h30m, uma Sessão de Esclarecimento sobre o aborto.
Podemos ter ou não a nossa opinião já formada mas estas sessões são muito importantes e pensamos que seja a primeira vez que uma sessão desta natureza acontece em Ruivães.
Realizou-se neste sábado o Torneio de Truco organizado pela Comissão de Festas de Zebral. Como sempre em Zebral, muita gente e muita animação pela noite adiante, até altas horas da madrugada.
Hoje ao principio da tarde, por trás de Vale, com uma vista privilegiada sobre a barragem em quase toda a sua extensão.
Entretanto não percam as actualizações do RCC - Ruivães Ciclo Club, nomeadamente com o passeio realizado ontem.