terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Entre as paredes

002tg0yg


 


 


Das casas, a porta do Salão Nobre da Junta de Freguesia de Ruivães.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A mesma fotografia, duas perspectivas

002rw1xd


 


 


002rxybb


 


 


 


E com esta fotografia da Casa Florestal da Gândara, terminamos esta série de fotografias que vimos a apresentar à sexta-feira e que foram tiradas em Outubro do ano passado, perto do Talefe.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Ruivães nas Invasões Francesas



0037s28h





Essa tropa de elite, que no planalto de Pratzen, inebriada pelo sol da glória, dobrou a força de dois impérios e conquistou com os seus sabres e as suas baionetas ensanguentadas a mais fulgurante e estimável vitória para as águias napoleónicas, veio aqui, ao Norte de Portugal, morder o amargo fruto da derrota, imposta não por grandes exércitos, mas pela tenacidade sem limites, pelo sacrifico sem reservas e pela coragem sem vacilações da humilde gente rural.


Napoleão resolveu apropriar-se de Portugal (…) Tal foi o começo dos maiores erros e das maiores infelicidades do seu reinado (…) origem das desgraças da nossa pátria infortunada, arrastada com o seu herói numa queda espantosa" Louis-Adolphe Thiers









Este livro de Carlos Azeredo trata na sua parte final da passagem da II Invasão Francesa por Ruivães, aquando da retirada pela Ponte do Saltadouro e pela Ponta da Misarela. O excerto desse relato feito pelo autor foi aqui (1, 2, 3, 4) colocado em Outubro de 2006, podendo o texto ser lido na integra, aqui.



Para quem estiver interessado em adquirir esta obra, ela aparece agora (2006) editada pela Livraria Civilização Editora sobre o nome “Aqui Não Passaram! – O Erro Fatal de Napoleão”.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Rancho Folclórico

0030ef0a







Fotografia: Jeremias Azevedo.





"

Em cima, da esquerda para a direita: Arlinda (da manca!), desconhecida, Maria da Teresa, Celeste da Dores, Fernanda (da manca!), Fátima da Albertina, Balbina do Barqueiro, desconhecido

Em baixo:

desconhecida, Artur?, Rosa, Joaquina, filho da Teresa da Venda, Maria do António Jeremias.

Os trajos tinham sido alugados em Braga. O rancho ia participar numa festa das colheitas, em Ruivães.

Um abraço para todos. Arlinda Carvalho e Cármen



"

Contributo retirado da caixa de comentários. Obrigado.

De ...

002q5y56


 


 


002q6w18

Ponte da Misarela

Relatório de uma visita feita pelo Conselho de Cursos de Engenharia - Licenciatura em Engenharia Civil, da Universidade do Minho e que pode ser visto aqui.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

002z48bq


 


 


002z55xs


 

RUIVÃES - História e memória


Há cerca de um mês, neste Jornal, uma freguesia vizinha lembrava a necessidade de escrever história sobre as invasões francesas, a terceira das quais passou por esta região.
Ruivães também resistiu heroicamente a essa invasão, em Março de 1809. Para o ano completar-se-ão 200 anos dessa data. Será altura para Junta e Câmara marcar a efeméride com actos comemorativos, mas, sobretudo, com algo que fique para a história. Isso mesmo: uma publicação que analise historicamente esse acontecimento; um marco que o memorize, ou qualquer evento de ordem cultural que o perpetue. Já agora, porque não publicar, na ocasião, um livrinho sobre a freguesia, como já o fizeram freguesias do concelho, como Anissó, mais pequena do que nós? É que, além do mais, Ruivães tem uma história riquíssima, pois já foi sede de concelho e tem como ex-libris, alem do pelourinho, uma ponte da Misarela que dividimos com o vizinho concelho de Montalegre. Está lançado o repto. Haja quem nele pegue com vontade e determinação!


 


 


Noticia retirada d' O Jornal de Vieira, edição nº 823 de 15 de Janeiro.

Para os lados do Tôco

002pxbf7

sábado, 12 de janeiro de 2008

Fotos de um fim-de-ano

0037k525


 


 


0037paq5


 


 


0037qgyf


 


 


0037rwt9


 


 


Fotos de um fim de ano passado em Ruivães, por Amadeu da Costa, residente em França.


 


 

domingo, 6 de janeiro de 2008

O regresso a casa




























Fotografias tiradas no "Traves" esta manhã, no regresso a casa. Para ver todas as outras, carregar aqui, ou procurar na barra lateral onde a partir de hoje colocamos todos os álbuns fotográficos, para que sejam de mais fácil procura.

A propósito do regresso a casa, Cousin , desculpa mas a visita terá que ficar para outra vez. Abraço.



Paulo Miranda