A nova geração frequentou esta Escola. Claro que é a Escola Primária de Ruivães que fica na Quintã. Foi uma pena não terem mantido a original que aparece nas fotos, tão antiga, e que diz muito aos Ruivanenses que fizeram a Primária. Os tempos mudam, também as crianças agora são pérolas porque há poucas. Nesta sempre podem brincar; na outra era só estudo. É um registo oportuno.
Ainda que a democracia tenha trazido grandes benefícios, já se educava para a Cidadania, ou seja para a formação de valores. Ou será que não havia cidadãos há 30 anos atrás? Este conceito ganhou mais força com o 25 de Abril e a Declaração universal dos Direitos do Homem mas qualquer regime forma cidadãos. Na Grécia nasceu a Democracia e no entanto, a participação na vida política era interdita aos esc ravos, às mulheres, às crianças e aos estrangeiros. Quem restava? Uma elite! Por isso, hoje fala-se muito em cidadania mas só no papel porque na prática há falta de cidadãos autênticos. Modernices...
4 comentários:
A nova geração frequentou esta Escola. Claro que é a Escola Primária de Ruivães que fica na Quintã.
Foi uma pena não terem mantido a original que aparece nas fotos, tão antiga, e que diz muito aos Ruivanenses que fizeram a Primária.
Os tempos mudam, também as crianças agora são pérolas porque há poucas.
Nesta sempre podem brincar; na outra era só estudo.
É um registo oportuno.
Ainda bem que a escola mudou, não educava para a cidadania.
Até digo mais: os democratas de hoje deixam muito a desejar...
Ainda que a democracia tenha trazido grandes benefícios, já se educava para a Cidadania, ou seja para a formação de valores. Ou será que não havia cidadãos há 30 anos atrás?
Este conceito ganhou mais força com o 25 de Abril e a Declaração universal dos Direitos do Homem mas qualquer regime forma cidadãos.
Na Grécia nasceu a Democracia e no entanto, a participação na vida política era interdita aos esc ravos, às mulheres, às crianças e aos estrangeiros.
Quem restava?
Uma elite!
Por isso, hoje fala-se muito em cidadania mas só no papel porque na prática há falta de cidadãos autênticos.
Modernices...
Enviar um comentário