Reparo nos canastros com as paredes guarnecidas com tijolo furado, o que sendo talvez mais duradouro, desvirtua a originalidade destes testemunhos da nossa ruralidade. Mas lá ao fundo, em segundo ou terceiro plano, surge um verdadeiro espigueiro de granito e madeira...e é a este que tiro gostosa e reverentemente o meu chapéu.
Estes novos espigueiros são também o testemunho de que ainda são usados. Trabalha-se a terra é o que eles querem dizer. A opção da sua construção em tijolo torna-os mais seguros até porque hoje é perigoso guardar algo nos antigos espigueiros. São de muito fácil acesso e os roubos acontecem em todo o lado. Só têm que os abrir mais vezes para os arejar.
Não deixa de não ser um sítio colectivo o que é engraçado pois o espírito comunitário mantém-se vivo.
2 comentários:
Reparo nos canastros com as paredes guarnecidas com tijolo furado, o que sendo talvez mais duradouro, desvirtua a originalidade destes testemunhos da nossa ruralidade.
Mas lá ao fundo, em segundo ou terceiro plano, surge um verdadeiro espigueiro de granito e madeira...e é a este que tiro gostosa e reverentemente o meu chapéu.
Estes novos espigueiros são também o testemunho de que ainda são usados. Trabalha-se a terra é o que eles querem dizer.
A opção da sua construção em tijolo torna-os mais seguros até porque hoje é perigoso guardar algo nos antigos espigueiros. São de muito fácil acesso e os roubos acontecem em todo o lado. Só têm que os abrir mais vezes para os arejar.
Não deixa de não ser um sítio colectivo o que é engraçado pois o espírito comunitário mantém-se vivo.
Enviar um comentário