Escrevi aqui há dias que, na sua decrepitude, os carvalhos ainda nos dão a lenha para nos aquecermos nas longas e frias noites de Inverno. Também na Noite de Natal se faz o lume com esta lenha, porque dura e aquece mais. Igualmente a lenha dos eucaliptos - árvore de que não gosto nada, por secarem os terrenos em seu redor - é aproveitada, principalmente para a celulose. Dos pinheiros tirava-se dantes a resina, actividade que esteve parada muitos anos, mas que agora está a reaparecer, ainda que com alguma timidez.
No Natal, queimava-se o "pau de Natal", símbolo de aquecimento ao menino Jesus. Felizmente para a transmissão da cultura local e metefórica, algumas casas em Zebral ainda bem recentemente mantinham essa tradição:). paula
2 comentários:
Escrevi aqui há dias que, na sua decrepitude, os carvalhos ainda nos dão a lenha para nos aquecermos nas longas e frias noites de Inverno.
Também na Noite de Natal se faz o lume com esta lenha, porque dura e aquece mais.
Igualmente a lenha dos eucaliptos - árvore de que não gosto nada, por secarem os terrenos em seu redor - é aproveitada, principalmente para a celulose.
Dos pinheiros tirava-se dantes a resina, actividade que esteve parada muitos anos, mas que agora está a reaparecer, ainda que com alguma timidez.
Ruivanense Adoptivo
No Natal, queimava-se o "pau de Natal", símbolo de aquecimento ao menino Jesus. Felizmente para a transmissão da cultura local e metefórica, algumas casas em Zebral ainda bem recentemente mantinham essa tradição:).
paula
Enviar um comentário