A palavra "cemitério" etimologicamente significa "dormitório" e, para quem tem a graça de ter Fé, a vida não termina, porque apenas se transforma. Saímos da contingência do tempo - do chronos - e entramos no infinito da Eternidade. Já agora, quem tem Fé, diz "Dia de Fiéis Defuntos" e não "Dia de Finados" O "Finado" é aquele que chegou ao fim... e que já não espera mais nada. O "Defunto" é aquele que "cessou a sua função" na terra, e começa uma nova vida. A propósito, no dia 1 de Novembro celebramos todos os Santos, todos os que já participam plenamente na vida divina; é a Igreja Triunfante. Dia 2 de Novembro nós, a Igreja Militante, rezamos pelas Almas do Purgatório, aqueles nossos irmãos que aguardam a purificação total, para ascenderem ao Céu e que contam com as nossas Orações. E assim, desta forma, vivemos e materializamos a chamada "Comunhão dos Santos". Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
A palavra "cemitério" etimologicamente significa "dormitório" e, para quem tem a graça de ter Fé, a vida não termina, porque apenas se transforma.
Saímos da contingência do tempo - do chronos - e entramos no infinito da Eternidade.
Já agora, quem tem Fé, diz "Dia de Fiéis Defuntos" e não "Dia de Finados"
O "Finado" é aquele que chegou ao fim... e que já não espera mais nada.
O "Defunto" é aquele que "cessou a sua função" na terra, e começa uma nova vida.
A propósito, no dia 1 de Novembro celebramos todos os Santos, todos os que já participam plenamente na vida divina; é a Igreja Triunfante.
Dia 2 de Novembro nós, a Igreja Militante, rezamos pelas Almas do Purgatório, aqueles nossos irmãos que aguardam a purificação total, para ascenderem ao Céu e que contam com as nossas Orações.
E assim, desta forma, vivemos e materializamos a chamada "Comunhão dos Santos".
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário