Aquecidos com chamiços e com lenha de carvalho ou de azinho, os fornos foram durante séculos um lugar de trabalho, de convívio e de culinária também. Era aqui que se cozia o pão, que se assavam os borregos ou os pedaços de carne de porco. A pessoa que cuidava do forno tinha o nome de forneira; escrevo no feminino porque, em regra, era às mulheres que cabia esta função. Penso que já aqui escrevi há dias que havia os fornos particulares e os comunitários, segundo as posses e os costumes das pessoas e das localidades. Muito se conversava nestes espaços, onde se sabia de tudo da vida de todos. Com o adventos das moagens, das modernas padarias e mais modernamente ainda do pão vendido nos super e híper - mercados... desapareceram os moinhos, os fornos, os moleiros, os padeiros, etc, etc. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
Aquecidos com chamiços e com lenha de carvalho ou de azinho, os fornos foram durante séculos um lugar de trabalho, de convívio e de culinária também.
Era aqui que se cozia o pão, que se assavam os borregos ou os pedaços de carne de porco.
A pessoa que cuidava do forno tinha o nome de forneira; escrevo no feminino porque, em regra, era às mulheres que cabia esta função.
Penso que já aqui escrevi há dias que havia os fornos particulares e os comunitários, segundo as posses e os costumes das pessoas e das localidades.
Muito se conversava nestes espaços, onde se sabia de tudo da vida de todos.
Com o adventos das moagens, das modernas padarias e mais modernamente ainda do pão vendido nos super e híper - mercados... desapareceram os moinhos, os fornos, os moleiros, os padeiros, etc, etc.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário