Actualmente o chamuscar do porco é feito com um maçarico, a gás, o que torna o processo mais rápido e, talvez, mais eficiente. Em tempos idos ia-se buscar carqueja ao campo e era com este produto que se chamuscava o gordo suíno. Depois era raspado, com uma lata ou outro objecto afim; seguidamente o couro era lavado com muita água, posto o que o animal era dependurado do "chambaril", pelos "jarretes". Finalmente era aberto e começava a "desmancha". No fim separavam-se as carnes e as tripas eram lavadas na ribeira, para serem utilizadas no fabrico dos enchidos.
1 comentário:
Actualmente o chamuscar do porco é feito com um maçarico, a gás, o que torna o processo mais rápido e, talvez, mais eficiente.
Em tempos idos ia-se buscar carqueja ao campo e era com este produto que se chamuscava o gordo suíno.
Depois era raspado, com uma lata ou outro objecto afim; seguidamente o couro era lavado com muita água, posto o que o animal era dependurado do "chambaril", pelos "jarretes".
Finalmente era aberto e começava a "desmancha". No fim separavam-se as carnes e as tripas eram lavadas na ribeira, para serem utilizadas no fabrico dos enchidos.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário