Com a evolução da sociedade e a consequente mutação dos usos e costumes, os cafés ganharam mais protagonismo e tornaram-se um ponto de encontro de amigos e conhecidos que, a pretexto de tomar uma bica, se juntam nestes espaços para cavaquear; saber as novidades da terra; falar sobre o tempo que faz ou que não faz; ir à feira; fazer negócios, etc. Antigamente estes diálogos aconteciam na barbearia, na fonte ou nas tabernas. Estas por assim dizer desapareceram, tendo-se algumas transformado em cafés, mas perdendo muito da sua autenticidade. A propósito, acrescento que quem introduziu na Europa o gosto pelo café, foi o Papa Clemente VIII ( governou a Igreja de 30 de Janeiro de 1592 até 1605)quem, provando um dia esta bebida, logo percebeu que ficava com muito mais genica para trabalhar e terá então dito: "Esta bebida é tão deliciosa que seria uma pena deixá-la para uso exclusivo dos infiéis. Vamos baptizá-la". Assim, o café penetrou na Europa através de Veneza, vindo da Turquia e o seu consumo vulgarizou-se entre a cristandade com a "bênção" deste Papa que viria a falecer em 1605. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
Com a evolução da sociedade e a consequente mutação dos usos e costumes, os cafés ganharam mais protagonismo e tornaram-se um ponto de encontro de amigos e conhecidos que, a pretexto de tomar uma bica, se juntam nestes espaços para cavaquear; saber as novidades da terra; falar sobre o tempo que faz ou que não faz; ir à feira; fazer negócios, etc.
Antigamente estes diálogos aconteciam na barbearia, na fonte ou nas tabernas.
Estas por assim dizer desapareceram, tendo-se algumas transformado em cafés, mas perdendo muito da sua autenticidade.
A propósito, acrescento que quem introduziu na Europa o gosto pelo café, foi o Papa Clemente VIII ( governou a Igreja de 30 de Janeiro de 1592 até 1605)quem, provando um dia esta bebida, logo percebeu que ficava com muito mais genica para trabalhar e terá então dito:
"Esta bebida é tão deliciosa que seria uma pena deixá-la para uso exclusivo dos infiéis. Vamos baptizá-la".
Assim, o café penetrou na Europa através de Veneza, vindo da Turquia e o seu consumo vulgarizou-se entre a cristandade com a "bênção" deste Papa que viria a falecer em 1605.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário