Fotografia tirada aquando da limpeza da Ponte Velha já aqui noticiada.
1 comentário:
Anónimo
disse...
A forquilha é uma das poucas ferramentas agrícolas que insistem em persistir no desempenho da sua função de mover palhas, fenos e até folhas secas, lixos e estrumes. Outrora também as havia feitas de madeira, servindo estas, por exemplo, para mover os cereais antes da debulha, portanto ainda em "paveias". Mas recuando no tempo ainda me recordo dos "forcados", somente com dois dentes, feitos de ferro e que também eram muito úteis no dia-a-dia dos agricultores. A propósito, registe-se que os antigos "monteiros das chocas" passaram a chamar-se "forcados", precisamente por usarem estes instrumentos na sua missão de protecção do camarote real ou de outras figuras importantes que assistiam às touradas. Só muito mais tarde é que os "forcados" começaram a pegar os touros, "de caras" ou "de cernelha", no final da lide. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
A forquilha é uma das poucas ferramentas agrícolas que insistem em persistir no desempenho da sua função de mover palhas, fenos e até folhas secas, lixos e estrumes.
Outrora também as havia feitas de madeira, servindo estas, por exemplo, para mover os cereais antes da debulha, portanto ainda em "paveias".
Mas recuando no tempo ainda me recordo dos "forcados", somente com dois dentes, feitos de ferro e que também eram muito úteis no dia-a-dia dos agricultores.
A propósito, registe-se que os antigos "monteiros das chocas" passaram a chamar-se "forcados", precisamente por usarem estes instrumentos na sua missão de protecção do camarote real ou de outras figuras importantes que assistiam às touradas.
Só muito mais tarde é que os "forcados" começaram a pegar os touros, "de caras" ou "de cernelha", no final da lide.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário