"Pelo São Martinho, castanhas e vinho", diz o ditado popular. É muita oportuna esta iniciativa da Comissão de Festas de Ruivães que, festejando o seu Padroeiro, aproveita para cumprir a tradição e, assim, levando a feito o Magusto aqui oportunamente publicitado, cumpre a tradição velhinha de séculos. Aliás, pela maneira como é festejado o São Martinho - que não tem nada a ver com a verdade histórica da sua biografia - em meu entender também se deverá considerar um "Santo Popular", no sentido igualmente popular do termo. Para completar o meu comentário, lembro ainda que há anos a Dra. Ermelinda Silva, coadjuvada por muitos paroquianos, levou a efeito, com muita sabedoria e muito realismo, uma dramatização da verdadeira vida de São Martinho que, "pobre e humilde, entrou rico no reino dos Céus". Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
"Pelo São Martinho, castanhas e vinho", diz o ditado popular.
É muita oportuna esta iniciativa da Comissão de Festas de Ruivães que, festejando o seu Padroeiro, aproveita para cumprir a tradição e, assim, levando a feito o Magusto aqui oportunamente publicitado, cumpre a tradição velhinha de séculos.
Aliás, pela maneira como é festejado o São Martinho - que não tem nada a ver com a verdade histórica da sua biografia - em meu entender também se deverá considerar um "Santo Popular", no sentido igualmente popular do termo.
Para completar o meu comentário, lembro ainda que há anos a Dra. Ermelinda Silva, coadjuvada por muitos paroquianos, levou a efeito, com muita sabedoria e muito realismo, uma dramatização da verdadeira vida de São Martinho que, "pobre e humilde, entrou rico no reino dos Céus".
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário