O castanheiro é uma árvore muito bonita, que nos fornece além das saborosas castanhas, a sua madeira, que é das melhores da Europa, sobretudo em questões de durabilidade. Conheço casas com madres e traves de castanho que já têm séculos de existência e ainda se mantêm sem bicho da madeira e com uma beleza extraordinária. Curiosamente, ainda antes de se fabricar o pão de cereais, já se fazia com a castanha. Actualmente é utilizada no fabrico de bolos e muito utilizada na culinária. Há um bracarense ilustre - o Dr. Jorge Lage - que publicou há tempos um livro intitulado "História da Maria Castanha", onde aborda este tema nas suas diversas vertentes: plantação dos soutos; doenças (como a "tinta"); espécies de castanhas; sua utilização, etc. Bem verdinho, este gigante da floresta cá se mantém no seu posto, para gáudio de quantos por aqui passam e o podem contemplar. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
O castanheiro é uma árvore muito bonita, que nos fornece além das saborosas castanhas, a sua madeira, que é das melhores da Europa, sobretudo em questões de durabilidade.
Conheço casas com madres e traves de castanho que já têm séculos de existência e ainda se mantêm sem bicho da madeira e com uma beleza extraordinária.
Curiosamente, ainda antes de se fabricar o pão de cereais, já se fazia com a castanha.
Actualmente é utilizada no fabrico de bolos e muito utilizada na culinária.
Há um bracarense ilustre - o Dr. Jorge Lage - que publicou há tempos um livro intitulado "História da Maria Castanha", onde aborda este tema nas suas diversas vertentes:
plantação dos soutos; doenças (como a "tinta"); espécies de castanhas; sua utilização, etc.
Bem verdinho, este gigante da floresta cá se mantém no seu posto, para gáudio de quantos por aqui passam e o podem contemplar.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário