Cá está mais uma cancela típica, feita de madeira - penso que de eucalipto - a comprovar como o homem do interior consegue, empiricamente, resolver os seus problemas. Este tipo de cancelas era também muito utilizado na construção dos "bardos" ou "redis", onde as ovelhas e algumas cabras pernoitavam nos campos, assim estrumando as terras. O bardo era mudado de sítio uma ou duas vezes por semana, de modo que toda a área desejada ficasse estrumada, para depois, no tempo oportuno, se proceder à sementeira. Era uma forma ecológica de adubar os terrenos, sem a utilização de produtos químicos que não só prejudicam o ambiente, como fazem mal à saúde. Uma palavrinha também para o verde tão bonito, a fazer inveja às alcatifas e outros artefactos que enchem as nossas casas. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
Cá está mais uma cancela típica, feita de madeira - penso que de eucalipto - a comprovar como o homem do interior consegue, empiricamente, resolver os seus problemas.
Este tipo de cancelas era também muito utilizado na construção dos "bardos" ou "redis", onde as ovelhas e algumas cabras pernoitavam nos campos, assim estrumando as terras.
O bardo era mudado de sítio uma ou duas vezes por semana, de modo que toda a área desejada ficasse estrumada, para depois, no tempo oportuno, se proceder à sementeira.
Era uma forma ecológica de adubar os terrenos, sem a utilização de produtos químicos que não só prejudicam o ambiente, como fazem mal à saúde.
Uma palavrinha também para o verde tão bonito, a fazer inveja às alcatifas e outros artefactos que enchem as nossas casas.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário