As hortas foram desde sempre um precioso auxiliar na economia doméstica dos seus possuidores que as tratavam com carinho e muito desvelo. Onde havia uma pinga de água... havia uma horta e, desta forma, os terrenos eram aproveitados e, inclusive obstava-se, com a sua fresquidão, à propagação dos incêndios. Com o aparecimento das estufas, primeiro, e das médias e grandes superfícies comerciais, depois, as hortas quase desapareceram, salvo raras excepções - como a da foto - que teimam em perseguir um bom costume. Os hortelões deslocavam-se às feiras e mercados da sua região para aí venderem os seus produtos hortícolas, normalmente de boa qualidade e libertos de adubos, pesticidas e outras modernices que tanto mal fazem à saúde e ao ambiente. Também não podemos esquecer que estas verduras tinham um sabor muito próprio e muito genuino, ao contrário das que adquirimos por aí, criadas sabe Deus como! Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
As hortas foram desde sempre um precioso auxiliar na economia doméstica dos seus possuidores que as tratavam com carinho e muito desvelo.
Onde havia uma pinga de água... havia uma horta e, desta forma, os terrenos eram aproveitados e, inclusive obstava-se, com a sua fresquidão, à propagação dos incêndios.
Com o aparecimento das estufas, primeiro, e das médias e grandes superfícies comerciais, depois, as hortas quase desapareceram, salvo raras excepções - como a da foto - que teimam em perseguir um bom costume.
Os hortelões deslocavam-se às feiras e mercados da sua região para aí venderem os seus produtos hortícolas, normalmente de boa qualidade e libertos de adubos, pesticidas e outras modernices que tanto mal fazem à saúde e ao ambiente.
Também não podemos esquecer que estas verduras tinham um sabor muito próprio e muito genuino, ao contrário das que adquirimos por aí, criadas sabe Deus como!
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário