Engrandecida e valorizada com a "patine" que os musgos lhe conferem a Ponte Velha de Ruivães é um monumento de que todos gostamos muito. Repare-se na perfeição do desenho do arco e como a sábia colocação dos blocos de granito gera a solidez do todo da construção. Estamos perante uma verdadeira obra-prima da arquitectura, construída sem os cálculos de que actualmente dispomos; sem betão nem outros meios e produtos que modernamente são utilizados nestas construções. Grande obra, que nos faz pensar na memória daqueles que a conceberam e executaram, com sabedoria, com sangue, com suor e certamente com lágrimas. Quantas mãos terão trabalhado neste empreendimento; quantos não terão suado e sofrido ao carregar pedras tão pesadas; quantos terão morrido nesta construção? Finalmente uma palavra para a beleza do local, tão aprazível e tão do agrado dos Ruivanenses e não só. Ruivanense Adoptivo
1 comentário:
Engrandecida e valorizada com a "patine" que os musgos lhe conferem a Ponte Velha de Ruivães é um monumento de que todos gostamos muito.
Repare-se na perfeição do desenho do arco e como a sábia colocação dos blocos de granito gera a solidez do todo da construção.
Estamos perante uma verdadeira obra-prima da arquitectura, construída sem os cálculos de que actualmente dispomos; sem betão nem outros meios e produtos que modernamente são utilizados nestas construções.
Grande obra, que nos faz pensar na memória daqueles que a conceberam e executaram, com sabedoria, com sangue, com suor e certamente com lágrimas.
Quantas mãos terão trabalhado neste empreendimento; quantos não terão suado e sofrido ao carregar pedras tão pesadas; quantos terão morrido nesta construção?
Finalmente uma palavra para a beleza do local, tão aprazível e tão do agrado dos Ruivanenses e não só.
Ruivanense Adoptivo
Enviar um comentário