Apresentação com as fotografias publicadas no sítio "Vila de Ruivães" no mês de Agosto de 2016
As publicações deste mês de Agosto foram - como são quase sempre nos agostos - quase só dedicadas às Festas de Ruivães, mas antes disso, recordemos o que de não menos interessante publicamos fora desse contexto.
Decorreu em Espindo a VII Caminhada à Serra da Cabreira promovida pela AJA Espindo - Associação Juntos pela Aldeia de Espindo da qual mostramos o relato e fotografias do Guilherme Gonçalves. Dentro dos contributos, tivemos outro da Ana Miranda que nos enviou um pôr-do-sol no horizonte não tão bonito como é hábito, e publicamos o recorte d' O Jornal de Vieira com um artigo do Manuel Joaquim Barros sobre o nosso conterrâneo já falecido, Armindo Rodrigues.
Dum passeio de bicicleta num sábado de manhã trouxemos três registos bonitos: atrás de Vale com vista para o Gerês, no Castelo e, na Ponte Velha; e outros três registos menos bonitos, das obras de construção da mini-hídrica: no Saltadouro, na construção da represa e, no leito do rio que não é mais ...
Na toponímia adicionamos mais quatro ruas, Vale da Grade, Veiga do Cabo, Roca e, Largo do Arco.
Nas fotografias panorâmicas, para além das já referidas ou a referir, a curva do posto, a curva da roca, a capela da Roca, a Roca (propriamente dita), e a vista barragem.
Outras coisas avultas: uma borboleta nas alfazemas, um ditado que não se cumpre este ano, o pôr-do-sol em Vale e em Ruivães, a lua em Ruivães, na Roca e em Zebral, a sueca aqui e aqui, a bisca aqui, aqui e aqui, cabras em Vale (e em vídeo), os interiores da capela da Roca, a vista de lá de cima do Tôco cá para baixo.
Nos vídeos, para além dos já referidos ou a referir, publicamos estes atrás de Vale, das cabras e das vistas.
Agora sim, vamos às Festas.
O trabalho levava meses (desde Setembro de 2015) e intensificou-se nas semanas que precederam as festas. Tentamos registar o máximo que pudemos mas outras ficarão para contar mais tarde.
Ainda antes da Festa, a angariação e os preparativos e os acompanhamentos; mais preparativos aqui e aqui, o palco, a ornamentação, as amplificações sonoras, e os imprevistos ... para que tudo ficasse pronto como se pode ver aqui, aqui, aqui e aqui.
Da Festa propriamente dita:
- a abertura do bar na nova localização;
- o início das festas na sexta-feira de manhã e o início das amplificações sonoras;
- os Alvoradas da Cabreira no domingo de manhã, aqui;
- a Banda Musical de Parafita no domingo de manhã, aqui;
- os Escuteiros de Silvares (Guimarães) no domingo de manhã, aqui;
- a Majestosa Procissão, aqui;
- a tarde no Largo da Vila;
- o Rancho Folclórico da Corredoura (Guimarães), aqui;
- os Arremates de Oferendas, aqui;
Tudo isto com o trabalho da Comissão Cessante, um trabalho que se resumiu numa Noite Memória, este foi o cartaz das festas.
Do pós Festas, já publicamos o Largo no fim, a Capela da Roca e mais havemos de publicar.
No meio de tudo isto e com a festa confundindo-se, aconteceu o Pardinho. Mostramos o aviso, a equipa, o "novo" local do merendeiro, a selfie, e dois vídeos da chegada no Arco e ao Largo de Ruivães. Também sobre o Pardinho mais havemos de publicar.
Este mês também atingimos a marca dos nove mil artigos publicados que assinalamos aqui.
E deste Agosto é tudo, agora seguimos para a Botica ...
Sem comentários:
Enviar um comentário