(carregar na imagem para maior visualização)
«Durante a quadra natalícia, no átrio da recepção do gabinete da presidência da Câmara Municipal de Vieira do Minho, esteve exposto este presépio original que JV não quiz deixar de mostrar aos seus leitores que não tiveram oportunidade ou possibilidade de o conhecer. Sabemos que ele vai enriquecer o património artístico daquela autarquia, que também contribuiu para a sua criação, e esperamos voltar a vê-lo em pública exposição naquele edifício.
Como documenta a legenda, elaborada com o mesmo material que reveste todas as personagens do presépio, esta obra artística foi executada pelos frequentadores do Centro de Convívio e Lazer (CCL) do lugar de Zebral da freguesia de Ruivães. Na verdade, trata-se de um exercício de imaginação criativa, que recorre a um único material o fio de tricot para tecer, numa só peça, as túnicas, os mantos, as capas, o vestido do Menino e o próprio berço ou mangedoura/presépio, em forma da concha, como signo de Vieira.
Parabéns aos promotores e construtores do Presépio de Zebral.
“Sinal Admirável” como escreveu o Papa Francisco na carta “Admirabile sigam”, sobre o valor e significado do Presépio” e belíssimo sinal de “grande obra de evangelização”, como pretendia S. Francisco de Assis, quando em 1223 construiu em Greccio o primeiro presépio com animais e personagens reais.
Parabéns à Autarquia vieirense, por “apoiar a tradição tão bonita” de “preparar um presépio” e não ter receio de o “armar nos locais de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças”, como se lê no primeiro número da citada carta de Francisco, “Sinal Admirável”.»
Sem comentários:
Enviar um comentário