«João Mota Campos, especialista em Direito Comunitário e antigo Secretário de Estado da Agricultura e ministro do Governo de Salazar e de Marcelo Caetano, morreu em 03 de Abril, aos 94 anos de causas naturais.
Nascido na freguesia de Ruivães, do concelho de Vieira do Minho em 1927, era filho de João Luís Mota Campos e Maria Irene Mota Campos. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, doutorou-se na mesma área em Estrasburgo e foi professor catedrático. Aderiu ao CDS quando o Professor Adriano Moreira liderava o partido, tendo-se candidatado a deputado pelo círculo de Leiria.
(1927-2021)
O seu papel mais intenso na política foi desempenhado durante o Estado Novo, altura em que se cruzou com Adriano Moreira. Entre 1960 e 1962 foi secretário de Estado da Agricultura (o mais jovem governante) e quase uma década depois voltou ao executivo para desempenhar o cargo de ministro do Estado e do Plano (de 1971 a 1973). De 1968 a 1973 foi também presidente da Comissão de Planeamento da Região Norte. Até 1974, foi ainda ministro da Agricultura e do Comércio, no Governo de Marcelo Caetano.
O seu funeral realizou-se pelas 11h30, do dia sete de Abril com missa de corpo presente, na Igreja de São Sebastião da Pedreira, Lisboa. As suas cinzas, conforme seu desejo, foram repartidas entre os três jazigos da família, em Vieira do Minho, Beira Baixa e Lisboa.»
Sem comentários:
Enviar um comentário