Manuel Pereira, presidente da União de Freguesias Ruivães/Campos, ao Jornal de Vieira
“O programa eleitoral vai ser cumprido quase na totalidade”
Manuel Pereira, de 71 anos, aposentado da função pública, iniciou em 1975 a carreira profissional como Guarda-rios, acabando na Agência Portuguesa do Ambiente A.P.A em 2011.Desde 1976 participa na vida política ativa como presidente e membro da Assembleia de Freguesia. Em 2017, foi eleito presidente de junta pela lista PSD/CDS, obtendo 325 votos em Ruivães, donde é natural e 78 na freguesia de Campos.
J.V.- Em ano de eleições autárquicas que avaliação faz das obras realizadas neste mandato?
Manuel Pereira (M.P.)- O balanço é extremamente positivo enaltecendo, sobretudo todo o apoio prestado às populações, quer com melhoramento das infraestruturas, quer como criação de equipamentos para a prática de exercício físico e diversão infantil, quer com a conservação de património e não menos importante, o apoio social, humanitário, cultural, educativo e de proximidade de alguns serviços como atendimento permanente ao público e posto de recolha de análises clínicas.
Orgulhámo-nos imenso de ter sido parte da solução, quer com obras de melhoramento, quer com financiamento, para que o Posto Avançado de Socorro de Ruivães se mantivesse operacional prestando total auxilio às populações. Tal, também, só foi possível com o apoio dos Conselhos Diretivos dos Baldios de Zebral e Espindo, Município de Vieira do Minho e a própria Corporação dos Bombeiros.
JV- A realização dessas obras cumpriu o programa eleitoral? O que ficou por realizar?
M.P.- Podemos afirmar que o programa eleitoral vai ser cumprido quase na totalidade. Apenas não fica completo pela dependência da vontade de terceiros. O caso da aquisição de terreno para a construção de parque de estacionamento em Campos. No entanto, realizamos outras obras em compensação, como a requalificação dos passeios da parte antiga do cemitério de Campos e a paragem de autocarros em Campos.
Destacam-se também a execução de outras obras e sobretudo apoios que não constavam no nosso Programa Eleitoral.
JV- Como tem sido o relacionamento da Junta de Freguesia com o Executivo camarário?
M.P.- O relacionamento com o Executivo Camarário não podia ser melhor. Houve sempre total colaboração e compreensão institucional. Esta total cooperação está refletida no cumprimento do Programa Eleitoral e conjunturas que foram surgindo. Só assim se poderá prestar um serviço de responsabilidade às populações.
JV- Quais as Associações e Instituições da freguesia que mereceram apoio da Junta?
M.P.- Temos várias Associações/Instituições na União das Freguesias e todas elas foram correspondidas sempre que pediram colaboração. Logicamente, foram mais apoiadas aquelas de caráter social e humanitário, caso dos Bombeiros, Centro Social e de Saúde e CCLS. Entendemos que é um dever a cooperação, pois é para o bem comum das populações.
J.V.- A cerca de oito meses das eleições está no seu horizonte a recandidatura?
M.P.- Neste momento ainda não decidimos, nem estamos preocupados. Estamos focados em cumprir o programa eleitoral e prestar o melhor serviço possível às populações neste tempo de pandemia. A seu tempo tomaremos uma decisão bem ponderada e certamente consensual.
J.V.- Que mensagem quer deixar aos eleitores?
M.P.- Gostaríamos de deixar uma mensagem de esperança e de compromisso. Vivemos tempos difíceis, mas que certamente nos tornaram mais unidos. Haverá sempre por parte do Executivo o compromisso e responsabilidade a ajudar a ultrapassar estes tempos de pandemia. Este é o nosso principal foco neste momento, e não politiquices como estão a tentar usar. Assumimos o compromisso e a responsabilidade pela qual fomos eleitos. É nesta base que nos debatemos até ao fim deste mandato. Neste momento, está a decorrer o Plano de Vacinação. Gostaríamos de informar que a União de Freguesias de Ruivães e Campos em articulação com o Município presta o serviço de transporte a todos os utentes, principalmente mais idosos, para a toma da vacina.
Para terminar gostaríamos de prestar homenagem a todos aqueles que estão envolvidos nesta luta contra a Pandemia e podem contar com este executivo para o que for necessário: Presidente da Junta: Manuel Pereira; Secretário: Jorge Filipe Pereira do Gago; Tesoureiro: António Lajas Pereira.
Assembleia de freguesia: Presidente: Paula Maria Fernandes; 1º secretário: João Pires Pereira; 2.ª secretária: Silvina Azevedo Cerqueira; 3º Luís Miranda Alves.
2021-03-29
Sem comentários:
Enviar um comentário