Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho assinalaram, no dia 12 de Março, mais um aniversário da sua secção instalada na freguesia de Ruivães e todos se comprometeram dar as mãos para a revitalizar.
O Comandante Ricardo Dias foi o primeiro a intervir na sessão solene, destacando o trabalho da sua equipa para que o actual Posto Avançado regresse à designação de Secção, apontando acções como “uma equipa de 5 elementos com viatura de primeira intervenção no Verão passado; Formação de mais de uma dezena de bombeiros residentes em Ruivães e Campos; Uma equipa com dois elementos para assegurar o EPH (Emergência Pré-Hospitalar), de segunda a sábado das 8h às 24h”, entre outras. Agradeceu ao presidente da Câmara, à Direcção, ao presidente da Junta, aos Baldios e Corpo de Bombeiros, “em especial ao Paulo Nova, Melo, Lúcio e José Costa, por serem os grandes obreiros e pilares desta secção”, para quem pediu uma salva de palmas. Não esqueceu a população “destas freguesias que tão bem nos trata sempre que precisamos” e prometeu só descansar quando “tivermos a nossa Secção a funcionar na sua plenitude.
O presidente da Associação, Carlos Branco felicitou e homenageou todos aqueles que contribuíram para aquela obra, e reiterou o empenho na requalificação e revitalização daquele equipamento. “Pretendemos, a curto prazo, reforçar os meios humanos e materiais desta secção para que ela cumpra a função para que foi criada”. Agradeceu o apoio e colaboração da Autarquia e reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Comandante Ricardo Dias e respectiva equipa.
O presidente da Junta, Manuel Pereira, deu os parabéns aos bombeiros e frisou que durante o crescimento “do menino passaram-se coisas boas, outras menos boas” e apelou para que a secção esteja aberta 24 horas por dia. Rui Costa da ANEPC, comprometeu-se tudo fazer para concretizar os anseios de toda a comunidade Ruivanense, nomeadamente com a criação de uma 3ª EIP (Equipa de Intervenção Permanente) em partceria com a Câmara.
António Cardoso, presidente da Câmara Municipal encerrou a sessão agradecendo a presença de todos, destacou o papel importante na criação desta secção ao Sr. Azeitono e afirmou estar feliz pela secção estar em funcionamento, enquanto “o anterior Comandante chegou a vaticinar o encerramento”. Congratulou-se com este corpo de bombeiros enaltecendo o espírito de solidariedade e de mobilização do seu Comandante. “Dá gosto trabalhar com este Comandante e com esta Direcção. Os frutos estão cá”, concluiu.
As comemorações começaram às 9h30, com a celebração de uma missa de sufrágio pelos fundadores, dirigentes e bombeiros falecidos, na igreja de Ruivães, presidida pelo Padre Fernando Machado que aproveitou para agradecer aos soldados da paz o serviço prestado no acolhimento dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Seguiu-se o hastear das bandeiras e no final da sessão foi servido um “Porto de Honra” precedido do cantar de parabéns.
Sem comentários:
Enviar um comentário